Placa para Apneia do Sono e Ronco

Atualmente sabemos que o problema do ronco não é somente o desconforto gerado aos que junto com o roncador dormem, mas também a associação de diversos problemas tais como a SAHOS ou síndrome da Apnéia e Hipopnéia Obstrutivas do Sono, caracterizada pela ausência ou falta do fluxo respiratório durante o sono, gerando assim um sinal de alerta do cérebro para que o roncador acorde e volte a respirar. Outros sinais da SAHOS é a baixa qualidade de vida, pois o despertar por diversas vezes durante a noite diminuem, significativamente, a qualidade de nosso sono, por não dormir bem, há uma grande dificuldade na concentração durante o dia, possibilidade de se irritar facilmente, e o despertar contínuo durante a noite para urinar, nocturia.
Alguns estudos tem relacionado a apneia e o ronco a problemas físicos diversos por falta de oxigenação no cérebro e tecidos corporais, arritmia cardíaca durante o sono, propensão a hipertensão e diabetes. Ainda alguns estudos relacionam também o ganho de peso.
Alguns fatores podem agravar o quadro, como a obesidade, o uso do álcool, fumo, medicações miorrelaxantes e outros mais.
Infelizmente alguns pacientes não possuem acesso ao CEPAP, devido ao seu alto custo, ou não se dispõem a utilizar o mesmo, pelo desconforto gerado no seu uso ou pela dificuldade de transporte. Quando bem indicada, a Placa Odontológica para Apneia do Sono e Ronco pode com plenitude substituir o uso do CEPAP, com ganhos no conforto de uso e transporte e no custo significativamente mais baixo. Porém, sempre a cooperação do paciente é fundamental para um sucesso do tratamento, seja o mesmo qual for.