Reconstrução Tecidual

Reconstrução Tecidual
Com o avanço das técnicas cirúrgicas, hoje conseguimos reconstruir tecidos antes perdidos, sejam esses tecidos moles, gengiva, ou tecidos duros, osso.
As técnicas de reconstrução ósseas são, geralmente, indicadas como tratamento prévio a instalação de implantes odontológicos, visando a reconstrução do volume do osso, tanto no sentido de espessura como de altura, existem várias técnicas para tal tais como levantamento de seio maxilar, enxerto ósseo em bloco e a distração osteogênica. O osso a ser enxertado no paciente poder ser retirado do próprio ou mesmo solicitado junto ao banco de ossos, um tipo de transplante ósseo.
As técnicas de reconstrução de tecidos moles possuem diversas indicações que vão desde a reconstrução da gengiva inserida, gengiva de alta qualidade, que envolvem o dente e que são indicadas para que sempre envolvam também o implante, quando não a houver, é indicada a sua reconstrução antes da instalação do implante, existem também a cobertura das raízes expostas por enxertos gengivais livres ou por enxerto de tecidos conjuntivos. O enxerto gengival pode ser retirado do próprio paciente, ou, utilizada uma membrana apropriada, porém os resultados não são tão satisfatórios.