Sedação Consciente e Analgesia por Óxido Nitroso

Não é um tratamento propriamente dito, porém um adicional ao tratamento a ser realizado o qual visa trazer um maior conforto ao paciente.
O uso do óxido nitroso em odontologia é um procedimento altamente seguro e amplamente utilizado no exterior, porém, pouco difundido no Brasil, infelizmente.
Possui como principais indicações pacientes com fobias a tratamentos odontológicos, pacientes com hipertensão benigna, cardiopatias benignas e puramente para ganho de conforto durante o atendimento. Possui como contraindicação, pacientes com doenças obstrutivas pulmonares graves, principalmente em fase aguda, gestante, lactantes e pacientes com sensibilidade ao óxido nitroso. Infelizmente não conseguimos um resultado muito favorável em pacientes que utilizam com frequência o álcool, ou outras drogas ilícitas, e pacientes tabagistas, puramente por contaminação dos alvéolos pulmonares, resultando assim em dificuldade na perfusão dos gases.
Durante a sedação é sempre realizado o monitoramento dos sinais vitais do paciente, geralmente observamos uma diminuição da frequência cardíaca e consequente controle na pressão arterial e uma saturação máxima de oxigênio no sangue. Um dos efeitos desejados também da sedação é a amnésia do paciente, geralmente, não lembrando da intervenção cirúrgica.